Verrugas – É importante prestar atenção

5

As verrugas são lesões de pele benignas causadas pelo papilomavírus humano, mais conhecido como HPV. Existem diversos tipos de HPV e os causadores das verrugas não estão relacionados com câncer.
O contágio acontece através do contato com pessoas ou objetos infectados. Mas, é necessário que a pele tenha algum ferimento para que o vírus entre e provoque a verruga. Por esse motivo as verrugas são mais comuns em locais de trauma. Além disso, as verrugas podem se espalhar pelo corpo por autoinoculação.
As verrugas são mais comuns em pacientes com alterações da imunidade, como os portadores do vírus HIV e em crianças (a imunidade não está ainda completamente formada).
Existem diversos tipos de verruga:
– verruga vulgar – são as mais comuns. São lesões amareladas, irregulares e ásperas. Encontradas em dedos, mãos, joelhos, ao redor das unhas.
– verruga plana – são verrugas planas e lisas, comuns na face.
-verruga plantar – conhecidas como olho de peixe. São lesões amareladas geralmente com pontos pretos no seu interior. Provocam dor ao andar.
-verrugas genitais – os condilomas estão relacionados a HPV de alto risco para câncer.
As verrugas podem sumir sozinhas ou durar anos. Geralmente recomenda-se seu tratamento devido à chance de as lesões se espalharem e também pelo risco de contaminarem outras pessoas. As verrugas tem cura. Existem diversos tratamentos disponíveis como compostos  com ácidos, crioterapia e eletrocoagulação, porém cada tipo de verruga tem um tratamento mais adequado.
O tratamento deve ser individualizado e será escolhido de acordo com idade, números de lesões, entre outros fatores.
Nunca tente tratar sua verruga em casa! Procure um dermatologista para que ele verifique se realmente trata-se de uma verruga e te indique o tratamento mais adequado.
Anúncios